5 de maio de 2016

Professora Maria Helena Itaqui Lopes fala sobre "Episódios da História da Medicina"



Na quinta-feira, 28 de abril, a professora Maria Helena Itaqui Lopes foi entrevistada no programa Estação Cultura, que vai ao ar de segunda a sexta na rádio FM Cultura 107.7, às 18h00. A professora conversou com a apresentadora do programa, Liz de Bortoli, sobre o livro "Episódios da História da Medicina", do qual é organizadora juntamente com professor Luiz Gustavo Guilhermano. O livro foi lançado no último sábado (30 de abril) na Livraria Cultura, e segue à venda na loja e no site da livraria. Confira a transcrição da entrevista, para saber um pouco mais sobre esta obra que reúne palestras, artigos e biografias que sublinham o valor social e humanístico da Medicina no Rio Grande do Sul.


Liz - Boa tarde, professora Maria Helena Itaqui Lopes.

Profª Maria Helena - Boa tarde, Liz, um prazer estar conversando contigo.

Liz - O prazer é nosso, professora. Este livro resgata, então, a História e as raízes da atividade médica no Rio Grande do Sul?

Profª Maria Helena - Exatamente, esse livro é uma compilação de vários capítulos que trazem, muito representativamente, pessoas, personagens, médicos renomados, instituições nossas, aos quais nós estamos dando o valor que merece essa cultura do Rio Grande do Sul, em termos de Medicina. Então, a apresentação deste livro inclui todos estes capítulos feitos por estudantes, pesquisadores, tanto de Medicina, como de História, que são novidade, do ponto de vista que trazem fatos históricos, mas em cima disso também um olhar crítico, que é muito importante. Eu acho que vale a pena a gente conhecer isso também.

Liz - E o que que você destacaria entre os textos? Quais as curiosidades?

Profª Maria Helena - Olha... Temos curiosidades diversas, porque sempre reescrever a História não é só contar o que foi feito, é trazer alguma coisa que seja inovadora e esse aspecto é que eu acho que motiva a leitura do livro em si. Tem coisas por exemplo, assim, histórias nossas da Santa Casa de Misericórdia, da Enfermaria 29, que foi um berço de grandes nomes da Medicina rio-grandense, tem do Instituto de Cardiologia, do Pavilhão Pereira-Filho, tem biografias de pessoas que muito contribuíram para a Medicina do Rio Grande do Sul, como o Doutor Mariano da Rocha... Então são várias histórias que são contadas e recontadas, trazendo aspectos que às vezes não eram nem publicados. Tem entrevistas com familiares dessas pessoas, descendentes destes que tanto fizeram pela Medicina rio-grandense. Isso é muito bonito de se ver.  E a gente quer muito perpetuar tudo isso, também para as novas gerações que não conhecem todos esses aspectos.

Liz - Claro, e como foi o trabalho de pesquisa, quais as fontes que vocês consultaram?

Profª Maria Helena - Isto é bem importante, porque todo os alunos que participaram concorreram a um prêmio, na realidade, que foi feito numa Jornada. Então nós temos aqui cerca de quarenta trabalhos que foram apresentados para um concurso. As fontes são aquelas buscadas em literatura antiga, em entrevistas, história oral. Tem coisas bastante interessantes. E eu acho que o ponto que eu devo destacar é que não é um livro propriamente de Medicina para médicos ou estudantes de Medicina, mas para o público em geral, porque são histórias contadas de uma maneira agradável, e de uma linguagem que é compreensível por pessoas que não são da área médica. Isso também é bom, porque não fica restrito a quem detém esse tipo de conhecimento

Liz - Por toda a Terminologia que às vezes é bem complexa, não é...

Profª Maria Helena - Que é difícil, claro, e às vezes pode ser uma leitura pra quem é iniciado no tema ou iniciado nos vários temas, mas não, não é o caso. É um livro que pode ser lido por pessoas em geral, que queiram conhecer esses aspectos. Eu acho que isso é bem importante de ressaltar.

Liz - Com certeza, muito, muito, bacana vocês trazerem isso, né, justamente para ampliar o público, ampliar os leitores.

Profª Maria Helena - Exatamente.

Liz - E o livro  "Episódios da História da Medicina" encerra uma trilogia?

Profª Maria Helena - É, ele já é o quarto. Na realidade foi além da trilogia (risos). Nos já tivemos outros livros, uma sequência de livros que também tem o mesmo teor, de formas variadas. Ali são contados outros momentos, outros registros de História da Medicina. E esse é o quarto sendo trazido com esse potencial.  Então enriquece, porque também um outro aspecto que eu queria te dizer é que se tem muito pouca literatura com esse foco de pesquisa. E esses livros estão servindo inclusive de materiais para teses, para material de consulta de outras instâncias de pesquisa médica, porque não se encontram com muita facilidade esses relatos, assim, de forma tão consistente. Então vale a pena ter um livro desses.

Liz - E onde é que se encontram esses livros?

Profª Maria Helena - A Livraria Cultura está fazendo o lançamento no próximo sábado (30 de abril) e vai ter também à venda. Logo a seguir estará disponibilizado para o público na loja. E nas bibliotecas também serão disponibilizados.

Liz - Tá certo então, professora, muito obrigada pela entrevista e que tenham um ótimo lançamento.


Profª Maria Helena -  Agradecemos muito, Liz. Obrigada!


Liz -  Obrigada, professora. Um bom fim de tarde para você.


* A entrevista também pode ser ouvida online, na Central de Áudios da FM Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas idéias e sugestões!