"Das luzes às soleiras: perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea"

Das luzes às soleiras - perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea

Editorial Luminara, 2015


Das luzes às soleiras - perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea é um livro de múltiplos encontros e trânsitos entre variados escritores e temas contemporâneos, composto de quinze ensaios de renomados especialistas, nacionais e internacionais, entre os quais estão Antônio Sanseverino, Carmen Villarino, Léa Masina, Leila Lehnen, Leonardo Tonus, Maria Eunice Moreira, Regina Dalcastagnè e Ricardo Barberena. A obra surge do percurso dinâmico entre diferentes espaços na literatura, tratando, em essência, do conceito de limiar, o qual não separa dois territórios, mas, contrariamente, possibilita a transição de fluxos e contrafluxos.

Na passagem das luzes da modernidade às soleiras da contemporaneidade, ocorre uma substituição na nossa gramática teórica, em que se abandona a categoria de limite: na soleira da escritura, no limiar entre as áreas (como Escrita Criativa e Teoria Literária), é impossível determinar onde acaba e onde começa a especificidade de cada espaço de conhecimento. E sair de uma zona hermenêutica de conforto pode ser algo desafiante à relação que estabelecemos com o cotidiano e seus atores. Sendo assim, visitar o limiar é manifestar um desejo de não adesão aos valores triunfantes das narrativas oficiais e canonizadas, é compreender a literatura como um campo minado de batalhas de um conhecimento em constante metamorfose. Nas palavras de João Gilberto Noll, que assina a orelha do livro, “É da força que pode advir nesse universo ficcional que surge a sua função política, não um regramento salvacionista, as microexplosões balsâmicas que afastam o leitor do conformismo, abrindo-lhe de surpresa um limiar”.


Foi com o propósito de contemplar tal sorte de questionamentos, reflexões e diálogos que os professores e pesquisadores Ricardo Barberena e Vinícius Carneiro organizaram Das luzes às soleiras. Trata-se do primeiro volume da Série Limiar, da qual Barberena é idealizador e coordenador e cujo objetivo é fomentar um debate crítico acerca dos múltiplos quadrantes identitários da literatura brasileira contemporânea. O segundo volume da Série, Do trauma à trama: o espaço urbano na literatura brasileira contemporânea será lançado em Porto Alegre e em Brasília, no primeiro semestre de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas idéias e sugestões!