Nossa História



A Luminara di San Ranieri é uma celebração típica de Pisa, na Itália, que acontece na noite de cada 16 de junho, em homenagem ao patrono da cidade. As ruas do centro histórico, a Torre de Pisa e  margens do Rio Arno vestem-se de um colorido especial quando as luzes de milhares de velas, em copinhos, são enfileiradas em armações colocadas nas janelas, portas, torres, relógios e pontes. Todas as luzes elétricas da cidade são apagadas e só as pequenas chamas, os ‘Lumini’, passam a aquecer a anima pisana. Fogos de artifício são lançados, pessoas vibram e observam, em silêncio mágico, as luzinhas tremulantes, num complexo fenômeno de  movimento, cores, brilho e vida. O mais interessante é saber que muitos dos que desfrutam da festa estiveram em sua montagem, dispondo os copinhos com velas nas construções. A emoção, assim, resulta do trabalho de gente que constrói a fantasia e dela também usufrui.


Conheci a festa em junho de 2004 (https://www.youtube.com/watch?v=Tyoo7zEW0k8), quando passava uma quarentena em Pisa, para um estágio no serviço de Psiquiatria da Universidade de Pisa, em um hospital de referência na cidade. Todas as manhãs, bem cedo, caminhava da hospedaria, situada num prédio histórico em frente ao Rio Arno, até o estágio, a seis quadras dali; assim, acompanhei a montagem da Luminara pela comunidade, durante as semanas anteriores à festa: a colocação das armações nos prédios, das velas nos copos e dos Lumini, enfim prontos, em seus pontos, lado a lado. 

Foi inspirada nessa festividade que criei, em 2008, a Luminara, casa editorial em que os autores, os membros da equipe, os leitores, os livreiros e os colaboradores são todos lembrados como parte essencial da celebração da literatura, que vai desde a recepção dos originais até a materialização da obra.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas idéias e sugestões!