"O Desatador de Nós"

“O Desatador de Nós”, de Jocelyn Spolaor Jr.

Os feitos de um homem misterioso em um vilarejo, as esperanças e expectativas de uma comunidade, os "nós" apertados de cada um, a beata, o polêmico...Uma história recheada de imaginário e, ao mesmo tempo, de uma crítica mansa e perspicaz de tipos humanos e de situações típicas do universo contemporâneo.
Nesta narrativa de estréia do médico e escritor Jocelyn Spolaor Jr.-conto longo ou novela, como se queira chamar- encontramos, inerente, o entrelaçamento entre o ouvir e o contar histórias, uma aliança tão antiga quanto atual da Literatura com a Medicina. Conforme estuda o campo das Humanidades Médicas, a intersecção destas áreas é profícua para médicos, pacientes e para a comunicação entre ambos. O livro integra o campo de estudos e publicações em Literatura & Medicina da Casa Editorial Luminara, editora dirigida pela Médica Psiquiatra Betina Mariante Cardoso, membro dos setores de Literatura & Psiquiatria e Arte & Psiquiatria da Associação Psiquiátrica Mundial (WPA).

Nota sobre o Autor

Jocelyn Alberton Spolaor Jr. é médico pediatra em Porto Alegre. Como escritor, “O Desatador de Nós” é sua publicação de estréia, tendo escrito outros textos ainda não editados. Em sua narrativa, Jocelyn exerce a imaginação, o olhar observador sobre o fenômeno humano, a perspicácia e algumas pitadas de ironia sobre fatos rotineiros. De ouvido atento às histórias e seus hipertextos e com boa disposição para a prosa com o leitor, convida-o para embarcar nesta aventura em um vilarejo muito pitoresco, e, ao mesmo tempo, tão semelhante a lugares conhecidos de nosso universo contemporâneo.
 A mescla entre o real e o imaginário, a atmosfera antiga e atual, o micro e o macrocosmos dos cenários e dos personagens instiga o convidado a construir todas as leituras possíveis que sua criatividade e memória sugerirem. Ao avisar, no início, que “esta é uma história de ficção...”, o autor provoca a curiosidade e a dúvida, dando início ao bom-humor aliado a uma crítica mansa e inteligente.
A aliança entre a Medicina e a Literatura é antiga e conhecida por todos, com vários exemplos ao longo do tempo. Talvez pela arte de ouvir e de contar histórias de vida, os médicos tenham uma interface inerente com a vivência das narrativas. É neste campo que Jocelyn nos apresenta “O Desatador de Nós”, produto de sua imaginação, de leituras, de memórias, e da percepção de situações reais no cotidiano (e naqueles “nós apertados”) de cada um. Nesta esquina entre o real e o imaginário, a criação e as lembranças, os finais contundentes e os inesperados, está a caneta, traduzindo toda a amplitude de histórias e de tipos humanos com que nosso autor nos presenteia.
A Casa Editorial Luminara tem na Literatura, na Medicina e na interface entre ambas uma de suas principais linhas de publicação. Além de ensaios, narrativas ficcionais, escrita criativa e publicações em Humanas, esta casa editorial aposta na expressão criativa de autores médicos, contemplando a área específica de "Literatura & Medicina" das Humanidades Médicas, área em expansão nacional e internacional.



Link para o texto, no CELPCYRO: http://www.celpcyro.org.br/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=1058



Conhece o livro? Deixe seu comentário!



Obrigada!



Abraço, Betina Mariante Cardoso



3 comentários:

  1. elisabeth petry16/06/2012, 09:50

    Uma leitura impossível de ser interrompida. Enquanto não chegamos na última página, na última frase, na última palavra .... nem pensar em fazer outra coisa.
    Depois fica aquele sentimento de que "tudo vale a pena" ....
    Delicioso!
    Parabéns Dr.Jocelyn Spolaor Jr!!!!
    E, por favor, publique mais contos ... de preferência aqueles "IMENSOS" rssss

    ResponderExcluir
  2. Cara Elisabeth,
    Agradeço pelas gentis palavras e o incentivo.
    Outras historias ainda estão na mente e espero que em breve passem para o papel.
    Abraço.

    Jocelyn

    ResponderExcluir
  3. Uma história curta mas é tão atual, provocou o mesmo efeito a mim, com 48 anos, e ao meu filho João Francisco com13.. Ambos questionando alguns nós imaginários após a leitura. Parabéns Jucelyn pelo excelente livro! Helena Pan Rugeri

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas idéias e sugestões!