"Pequeno Alfarrábio de Acepipes e Doçuras"

Disponível na Livraria Cultura

Pequeno Alfarrábio de Acepipes e Doçuras, editado pela Casa Editorial Luminara, é um livro dentro de um caderno de receitas ou vice-versa. Na primeira parte, “Este livro pertence a”, encontram-se 66 crônicas culinárias divididas nos capítulos “Pisa além da Torre”, “Nossas Avós”, “Encontros”, “Prosa de Forno-e-Fogão” e “Outras Viagens”. Na segunda parte, “Caderno de receitas de”, há 50 páginas destinadas às receitas, esquemas e escritos a serem registrados pelo leitor, que ganha terreno para sua própria criação. As crônicas culinárias tratam do universo da cozinha via subjetividade de quem a frequenta, seus sabores, aromas, sons, coloridos, suas texturas. Enfim, é um livro com relato de conversas, ideias sobre as vivências de forno-e-fogão, feito para quem gosta da cozinha, suas possibilidades e surpresas.
            Os livros de receitas são, tradicionalmente, repositórios da memória culinária de mais de uma pessoa. Isso porque, além do autor ou autora, cada leitor deixa nele seu toque, sua marca - um pingo de molho, uma pequena observação, uma nova receita ali escrita ou simplesmente inserida entre suas páginas. Daí a propriedade na escolha de alfarrábio para designar esse livro, indiciando um escrito guardado há muito tempo. Mesmo que tenha sido redigido hoje, resulta de uma trajetória de experiências com "acepipes e doçuras", suas memórias e relações significativas que propiciaram, e se apresenta como relato intimista, convidativo, buscando cumplicidade.
            Assim, começamos a leitura já empaticamente envolvidos, algo que se adensa à medida que surgem revelações e reflexões sutis, num mix sui generis e muito gostoso de ler. A autora acertou a mão no texto como nas receitas e certamente vai conquistar leitores: pela gourmandise, em curiosa mescla com experiências fraternas e informações ponderadas e oportunas sobre os processos neuroquímicos envolvidos na percepção do prazer e do sabor. Sim. Porque quem escreve sabe o que está dizendo: de forno e fogão e do intrincado e misterioso universo da relação mente-corpo no ser humano. Esse é o toque a mais que garante a originalidade do trabalho, muito além de um livro de receitas, pois envolve o leitor em inusitado périplo pela cozinha, pelos afetos, pelas andanças e pelos meandros dos conhecimentos da médica Betina Mariante Cardoso. (Resenha: Profa. Dra. Maria Helena Martins.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas idéias e sugestões!