25 de fevereiro de 2016

O eco de Umberto em nosso amor pelo livro





No início de 2015, cursei duas disciplinas na Universidade de Granada (Espanha) que discutiam os rumos da literatura na contemporaneidade. Numa delas, veio à tona a discussão sobre a tão anunciada morte do livro e da literatura como os concebemos tradicionalmente. Recordo que a professora nos provocava perguntando para que servem os livros num mundo cada vez mais preguiçoso para textos que superem os 140 caracteres e onde uma imagem parece realmente valer mais que mil palavras. A turma estava dividida: havia os entusiastas do e-book, comemorando a economia de papel tanto pelo fator ecológico, quanto pela possibilidade de se locomover levando consigo a biblioteca num aparelho de 20 centímetros. Mas havia também os bibliófilos, grupo em que me incluo, cujos argumentos se baseavam fundamentalmente na materialidade do livro, na simplicidade desse objeto que podemos tocar, cheirar, sublinhar, emprestar, dar de presente, expor em cabeceiras, mesas de centro, estantes multicoloridas. 


Lembrei dessa discussão, porque a morte de Umberto Eco (Alexandria, Itália, 1932), na última sexta-feira, dia 19 de fevereiro, deixa o time dos bibliófilos desfalcado. Milhares de pessoas expressaram – por escrito – seu lamento pela morte do escritor, filósofo, linguista, erudito, apaixonado pelos fenômenos e obras da nossa estranha forma de vida. Diversas de suas ideias circularam nas redes, dentre elas sua confiança na permanência do livro como entidade cultural insubstituível. De certa maneira, essas manifestações serviram como indício de que internet e livros, e-books e livros, blogs e livros não são elementos concorrentes, mas complementares. Num mundo onde pululam fontes de informação e conhecimento, o livro persiste como o refúgio silencioso, como o recurso material que preserva nosso poder imaginativo frente às forças virtualizantes da vida contemporânea. 

Em “Não Contem Com o Fim do Livro” , lançado pela Record em 2004, encontramos diversos argumentos de Umberto Eco, juntamente com Jean-Claude Carrière, sobre a sobrevivência das publicações em papel, entre os quais a ideia de que “O livro é como a colher, o martelo, a roda ou a tesoura. Uma vez inventados, não podem ser aprimorados.” Nessa singela comparação está contida uma verdade  histórica – o livro é o que é por sua utilidade, por sua adequação material às funções que deve exercer, pelo conforto que sua forma garante a nossos corpos. Há no livro um prazer estético, sinestésico – do contato entre sujeito e objeto – que a internet não substitui. 

Querem mais evidências? 1.Um estudo publicado pela American University, de Washington constatou que 92% dos jovens entrevistados ainda preferem o livro em papel. 2. Nas últimas décadas, multiplicaram-se as editoras independentes na América Latina, assim como os escritores que publicam por conta própria. 3. Feiras gráficas, com publicações alternativas, como zines e livros costurados são cada vez mais populares entre jovens que circulam pelas áreas de Letras, Design, Artes Visuais. 4. Nós da Luminara, que somos uma editora pequena, recebemos muitos originais que não damos conta de publicar. Multipliquem isso por todas as editoras, pequenas, médias e grandes: é um mar de livros em potencial.

Das homenagens que podemos fazer a Umberto Eco, talvez a maior delas seja, enfim, seguir lendo livros – ou como nós da Luminara, publicando-os! - ecoando em nossas vidas o amor e o entusiasmo deste intelectual pelo esforço da nossa espécie em criar e compreender a si mesma. No que depender de nós, não contem com o fim do livro. :)



Boas leituras!
Abraços

Giulia Barão

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