2 de abril de 2017

"Tecendo a sanidade: o caso Arthur Bispo do Rosário", de Eliane Tonello: lançamento em Lisboa e debate na SPGRS.

Queridos leitores!

O Blog da Luminara volta aos trabalhos, neste mês de abril. E o motivo de nossa prosa de hoje é o livro da Psicóloga Eliane Tonello, "Tecendo a sanidade: o caso Arthur Bispo do Rosário". A obra foi lançada na Feira do Livro de Porto Alegre, no último  novembro, e vem recebendo destaque em âmbito internacional, desde então. Nas páginas sobre Bispo do Rosário, Eliane apresenta a pesquisa que realizou sobre este artista plástico brasileiro, em estudo complexo sobre a convergência entre a condição psiquiátrica e a expressão artística de Bispo. 

Na próxima quarta-feira, dia 05/04/2017, a autora participará de debate sobre o livro, na Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul. O evento conta com a presença da Profa. Dra. Algaides Rodrigues, autora do prefácio de "Tecendo a sanidade",  e da psicóloga Adriana Mendonça. 


No mês de março, Eliane Tonello esteve em Lisboa para o lançamento da obra, ocasião em que pôde apresentá-la a instituições portuguesas e a leitores de vários países, presentes no evento em que foi lançado o livro. 

A seguir, reproduzimos o texto da autora sobre a visita a Portugal, certos de que oportunidades como esta polinizam a vida da obra e a curiosidade de novos leitores sobre Arthur Bispo do Rosário. 


"Foi nos caminhos de Portugal que segui, levando a história de vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário. Na bagagem foram comigo exemplares do livro Tecendo a sanidade: o caso Arthur Bispo do Rosário, para lançá-lo também em Lisboa - Portugal. Ele precisava ser conhecido pelo mundo, segundo a fala de uma amiga!

O que me impulsionou foi o convite para participar da Antologia Internacional Lusófona, organizado pelo Jornal Sem Fronteiras, que leva a arte e a cultura em todos os estados brasileiros e em 27 países, quando comemorava seu 4º aniversário. Com três horas de diferença para o Brasil, a caravana pousou no momento em que o sol iluminava as bandeiras de Lisboa. Durante os seis dias de estadia em Portugal, o sol se mostrou em todos. As atividades foram intensas, propiciando o encontro com novos amigos, de diferentes partes do mundo. Tivemos momentos enriquecedores!

Ao avistar a estátua do Marques do Pombal, a herança de nossa cultura veio à mente, e o que se encontrava apenas abordado em livros estava ali, concreto, na minha frente.
Após percorrer os encantados mosaicos sob os plátanos nus, o meu livro chegou ao acervo do Instituto Camões (nome em homenagem ao memorável poeta português Luís Vaz de Camões), onde foi recebido com carinho e admiração pelos funcionários.

No caminho até o Museu da Farmácia, fiquei maravilhada com os prédios e os azulejos coloridos. A explicação do presidente durante a visita guiada ecoava nas pedras de granito que revestiam as paredes. Chamas foram acesas e o Encontro com Escritores Lusófonos teve início. As palestras, performances e apresentações musicais apresentadas emocionaram, proporcionando inúmeras reflexões. A exposição do livro aos escritores brasileiros, italianos, americanos, angolanos, eslovenos, argentinos e suíços trouxe muito encanto. Em meio a aplausos intensos, os presentes  ficaram impressionados com o percurso desde a pesquisa até o lançamento. Muitos artistas plásticos mostraram-se surpresos com a história de Arthur Bispo do Rosário, a maior parte não o conhecia.  Nesta mesma ocasião fui empossada na ACLAL – Academia de letras e Artes Lusófonas. No dia seguinte também tomei posse na Academia Portuguesa de Poetas, de cujo acervo meu livro hoje também faz parte.

O lançamento do livro e a sessão de autógrafos aconteceram no dia 16 de março, no Hotel Mundial.  Na sequência houve a cerimônia de posse na Académie de Lettres et Arts Luso-Suíssse. Foi um momento de proximidade do público com a obra. Algumas pessoas, ao folhá-la, lembraram de eventos significativos de suas histórias. Foi um momento especial e de muita emoção! Alguns exemplares hoje fazem parte de bibliotecas lusófonas que estão sendo fundadas em Portugal e outros países.

Depois de alguns dias com ares de primavera, os caules a brotar, a viagem chegava ao fim. Agradeço o carinho e o reconhecimento pelo povo de Lisboa. Até breve.
Com saudades!

Eliane Tonello"



 No próximo post, fotografias do evento em Lisboa!

Para adquirir seu exemplar, entre em contato com 
bemariante@gmail.com e editorialluminara@gmail.com e daremos a você as informações necessárias para a compra. Entregamos em Porto Alegre e enviamos também pelo correio.

Assim que a obra estiver nas livrarias, avisaremos em novo post. 
Falta pouco!
Por enquanto, entre em contato conosco e receba seu livro em casa!

Abraço, 
Betina Mariante Cardoso
Diretora e fundadora daCasa Editorial Luminara




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas idéias e sugestões!