9 de junho de 2016

Escolas de Escrita: ócio e ofício

Além das atividades propriamente editoriais, a Luminara nasceu com o intuito de trabalhar pela formação humanística de seus leitores, através de cursos e atividades lúdicas. Entre 2011 e 2012, diversas parcerias propiciaram a realização de cursos que dialogavam com os pilares de nossa Editora, os quais são formados pelas interfaces da Literatura com outras áreas, como a Medicina, a Culinária e as Viagens. Organizamos, por exemplo, a Oficina de Relatos (Escritos de Cozinha, de Viagens, de 'Flashes' do Cotidiano), ministrada por nossa editora e diretora, Betina Mariante Cardoso. Neste e nos demais cursos, o objetivo era conectar cada participante com a experiência criadora – seja ela de receitas, relatos ou simplesmente de sentidos sobre o próprio estar no mundo. O corpo, que se alimenta e transita, precisa da consciência alerta para captar a grandeza de significados de cada experiência.


A verdade é que sentimos saudades desse período, e temos conversado bastante sobre a possibilidade de retomar esse eixo da Luminara. Pois acreditamos que além da leitura, a prática criativa é engrandecedora para qualquer sujeito, e não apenas aqueles que ambicionam ter livros publicados. Não estamos sozinhos nessa percepção. Ao longo das últimas décadas, multiplicaram-se no mundo escolas de escrita, oficinas literárias, cursos acadêmicos de Escrita Criativa. O Brasil é exemplo disso, graças ao pioneirismo da PUCRS, que além da Pós-Graduação em Letras com ênfase em Escrita Criativa, abriu em 2016 a Graduação nesta área. Isso não significa que todos desejam agora ser escritores reconhecidos, mas que a necessidade de bem escrever se fortaleceu – contra todas as expectativas daqueles que nos alertam sobre a “ditadura da imagem”. O texto, esta forma antiquada de comunicação e expressão, parece guardar poderes que resistem ao apelo da sociedade do espetáculo... Mas não qualquer texto. E, sim, o texto literário, o texto sugestivo, o texto criativo. O texto que tem sujeito, afeto e imaginação.

Diante desse contexto, e enquanto a Luminara não desenvolve seus próximos cursos, decidimos compartilhar com vocês algumas escolas de escrita que nos inspiram. Duas delas ficam na Espanha: a Escuela de Escritores, localizada em Madrid; e a Escuela d'Escriptura, situada na capital catalã. Ambas contam com cursos EaD e materiais disponíveis online.

A Escola d'Escriptura faz parte de uma associação chamada Ateneu Barcelonès, que é referência local e nacional na Espanha no tocante à formação cultural dos cidadãos. Além da experimentação criativa e do aprendizado profissional das técnicas de escritura, o Ateneu acredita na atividade literária como ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. A grade de cursos do Ateneu é apaixonante por sua diversidade, contando com os cursos mais tradicionais como os de narrativa curta e longa, cursos de poesia e estudos de autor, mas também outros especiais, como oficinas para a aprender a recitar Poemas e a fazer novelas radiofônicas. A Escola conta com mais de cem professores, os quais são escritores, críticos literários, editores ou catedráticos universitários. 


Já a Escuela de Escritores, como diz o próprio nome, está focada na profissionalização de autores, oferecendo cursos que também orientam os profissionais no enfrentamento das dificuldades do mercado editorial. Além das formações curtas, o centro já oferece Mestrado em Narrativa, e faz parte da Associação Europeia de Programas de Escrita Criativa (EACWP), o que garante aos seus alunos o diálogo com outros profissionais e estudantes da área, localizados em diferentes países. Um dos cursos que recomendamos para quem tiver a oportunidade de um dia conhecer a Escuela de Escritores, é “O Papel das Emoções” (El Papel de las Emociones), porque toca naquilo que procuramos estudar e disseminar aqui na Luminara: as relações íntimas entre corpo, sensações, emoções e escrita. 



Na próxima semana falaremos de algumas Escolas de Escrita que fazem sucesso na Itália. Fique ligado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas idéias e sugestões!